PROJETO ÁFRICA BRASIL

PROJETO – ÁFRICA BRASIL


Este projeto será apresentado a todos os professores da EMEIF Abdenago da Rocha Lima - Educação Infantil ao Fundamental 2- como orientação para desenvolvimento de atividades interdisciplinares, adequadas a cada nível, tendo como tema a Copa do Mundo e a relação África/Brasil.



JUSTIAFICATIVA:

O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto escolar, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc.

O futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro. Neste período de copa do mundo devemos aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre a África do Sul trabalhando também os temas transversais: Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo.

OBJETIVO GERAL:

Compreender a relação África/Brasil, tendo como foco a Copa do Mundo, destacando as diversidades nos aspectos geográficos, históricos e culturais ( modo de vida, alimentação, costumes, músicas,diversão, riquezas naturais etc), desenvolvendo de forma interdisciplinar diversos conhecimentos, salientando o respeito às diferenças (como raça, religião, classe social) e a valorização do esporte e da solidariedade entre os povos.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil, Africa;

• Identificar os países através da bandeira e cores;

• Compreender e Respeitar o trabalho coletivo.

• Trabalhar a questão da diversidade diariamente em sala de aula;

• Construir identidades raciais e de gênero positivas;

• Estimular o respeito às diferenças;

• Visualizar danças, músicas, comidas, roupas e pontos turísticos tradicionais de cada país;



PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

• A partir de Junho de 2010





AÇÕES/METODOLOGIA:

1. Apresentação do projeto com um vídeo sobre as conquistas do Brasil em copas e conhecer um pouco da África. (Todas as salas).

2. Enfeitar toda a escola juntamente com as crianças.

3. Desenvolver temas transversais:



Ética: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial,abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado, o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.

Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador. / Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e posição adequada para cantar o Hino.



Meio Ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)





Pluralidade Cultural : Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós brasileiros herdamos.

Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito e discriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para os colegas.

Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos. Monte um mural com essas imagens. Verifique se há negros, orientais e representantes de diversas etnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros e orientais. Quem tem mais destaque na TV?



4. Matemática:



 São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas Necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.

 Construção de um campo de futebol para trabalhar formas geométricas, ângulo e cores.

 Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e as jogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete.

 Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros, saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio.

 A tabela dos jogos da copa serve de base para exercícios de organização tabular. Explique que 32 países estão distribuídos em oito chaves nomeadas de A a H. Leve a turma a contar o total de jogos em cada grupo na primeira fase e proponha o levantamento de possibilidades.Qual a chance de a seleção brasileira passar para as oitavas-de-final, mesmo perdendo duas das três partidas da primeira fase? Explique que, pelos critérios da Fifa, só existe uma chance: um dos times da chave teria de ganhar todos os jogos e os outros dois teriam de vencer só um cada um. Nesse caso, teríamos de superá-los no critério do saldo de gols (o número de gols marcados menos o de gols sofridos).



 Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionar problemas e fazer projeções estatísticas.

 Criar problemas.

 Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bicampeão)

 Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi- final e final.

 Quantidade de jogadores num jogo de futebol.

 Os reservas da seleção (função)

 O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)

 Calcular a área do campo

 Multiplicação

A organização da tabela de jogos pode render bons problemas de multiplicação (combinatória). Seguem dois exemplos que você pode propor:



No Campeonato Brasileiro, 20 equipes disputam o título e cada time joga duas vezes contra todos os adversários. Quantos jogos cada time disputará?



Se 20 equipes disputam o Brasileirão e cada uma delas joga 38 jogos, quantas vezes um time irá jogar contra cada adversário?



No primeiro problema, a resposta imediata dos alunos pode ser 40 jogos. Nesse momento, é interessante discutir o resultado com as crianças, até que elas cheguem à conclusão de que o resultado deve ser 38, como os times não jogam contra eles mesmos.



 Adição e subtração

Com base na tabela da soma de pontos ou dos gols de cada artilheiro, é possível montar problemas de adição e subtração. Observe os exemplos:



A - No Campeonato Brasileiro um time marca 3 pontos se vence o jogo, 1 ponto se empata e 0 se perde. O Flamengo, que está em primeiro lugar, tem 25 pontos e o Corinthians, 18. Quantos jogos o Corinthians precisa vencer para ser o primeiro colocado?



B- Ronaldo, do Corinthians, marcou 12 gols e Washington, do São Paulo, 8 gols. Quantos gols Washington precisa marcar para ser o artilheiro do campeonato?



5.Português:

Poucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. O domínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerentes e a expressar as idéias com mais clareza e confiança.

 Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas ao vocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessas expressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo.

 Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão com o texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos.

 Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental em qualquer conversa.

 O Hino Nacional - A letra do hino enfatizando as palavras que as pessoas mais erram; pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis.

 Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa).

 Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos, revistas, livros; leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles).

 Conversas informais ( Qual o significado da copa para a família? O que é Futebol para você? Qual o comportamento adequado para uma torcida? ...

 Debater a frase de Nelson Rodrigues “Seleção é a pátria de chuteira” ( nacionalidade).

 Produção de texto sobre a Copa, Partidas de Futebol, Torcidas e outros;

 Organizar listas com nomes de jogadores e seleções para trabalhar substantivos próprios.

 Usar palavras geradoras para trabalhar leitura como: bola, jogador, campo, gol...



6. Língua estrangeira:

Campeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversas nacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação com essas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.

 Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados por torcedores das diferentes seleções.

 Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre o desempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta

 Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe da língua inglesa.



7.História:

Lances do passado

No Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural - com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma de ampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.

 Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixão nacional".

 Identificação das características tipicamente brasileiras que estão sintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção.

 Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política e futebol.

 Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionando por que ele não se mantém vivo em outros momentos.

 História das Copas.

 Construir um painel com a linha do tempo da participação do Brasil nas copas já realizadas.

 Curiosidades sobre a vida das pessoas do país (África do Sul) onde ocorre a Copa. (usos e costumes).

 Origens africanas num país chamado Brasil.

 Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários.

 Mão de obra temporária que surge em razão da copa.

 O que foi o APARTHEID na África do Sul.



8.Geografia:

O mundo num estádio

Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignorava fronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessas diferentes realidades que, a partir de junho, entrarão em campo.

 Apresentação do Globo terrestre para localizar os países que irão participar da copa, destacando o Brasil e a África.

 Confecção das bandeiras de todos os países que irão participar da copa e construir mural.

 Pesquisa e sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos da África do Sul, o país-sede da Copa.

 Leitura de imagens sobre a África do sul.

 Crianças como vocês – confecção de um painel com crianças de outros países trabalhando a miscigenação.

 Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a prática do futebol.

 Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, com destaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).

 A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos e conhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar na República dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenário futebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos (em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).

 Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupas dos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas o comércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico que vê tudo como mercadorias).



9.Ciências:

Experiências de Campo

Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultra modernos, uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações. Ótimas dicas para as aulas de Ciências.

 Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de um ponto a outro do planeta.

 Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos e suprimentos alimentares usados em academias.

 Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas. O que é adrenalina? Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientes necessários para um bom preparo físico?

 A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso.

 O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes.

 Paisagens naturais da África, fauna e flora;



10. ARTES:

Explosão de criatividade

Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento de grande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

 Criação e um mascote para a escola.

 Análise e exposição dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes.

 Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influências estéticas, cores e formas utilizadas.

 Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol (Cândido Portinari, um dos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando pelada em sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").

 Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelas torcidas.

 Conhecimento de músicas de outras copas;

 Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com o lugar que foram construídos.

 Música de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol (É Uma Partida de Futebol - Skank), bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.

 Recorte de torcedores assistindo aos jogos de seus times para trabalhar as expressões faciais.

 Construir um painel com gravuras de todas as conquistas do Brasil.

 Trabalhar ritmos africanos ( capoeira, maracatu, samba...)

 Conhecer e manipular instrumentos musicais como: caxixi, agogô, atabaque, pandeiro, berimbau.

 Ilustração do Hino Brasileiro.

 Construção de um painel com desenhos livres sobre a copa.

 Confecção de uma viseira com as cores do Brasil.